24 nov. 16

Porque é preciso escolher uma desentupidora com bons encanadores?

O que é um encanador?

O encanador é o profissional responsável pelo processo de montagem, ajuste, instalação e reparo de condutos como: encanamentos, tubulações, etc.

Atua na execução de projetos hidráulicos, com a instalação de encanamentos e todos os acessórios necessários ao perfeito funcionamento desses sistemas. Ele também atua no reparo e manutenção de sistemas hidráulicos e seu trabalho pode incluir caixa dágua, encanamento, torneiras, caixas acopladas, vaso sanitário, rede de esgoto, entre outros.

Profissional de hidráulica tem que ter capacitação

Todo bom encanador sabe que precisa trabalhar com várias etapas e processos para que o resultado final do seu trabalho seja satisfatório. Para que tudo saia exatamente como o planejado, é preciso ser um profissional de hidráulica competente e que saiba exatamente o que está fazendo. Além de saber como fazer, é preciso identificar o que precisa ser feito, pois tudo o que envolve tubulação é responsabilidade do encanador e este precisa trabalhar com cautela para as diferentes situações que precisará resolver.

Como todo profissional que precisa trabalhar com diversos clientes durante o dia, o encanador sabe que criar um bom network é algo muito útil em sua área. Os próprios clientes, ao receberem um trabalho bem executado, serão o seu marketing de boca a boca.

Mas, um bom encanador precisa sempre se especializar e melhorar sua forma de trabalho e, por isso, existem alguns cursos que não podem ficar de fora do seu currículo. A equipe de Recursos Humanos da Master House separou algumas dicas que vão ajudar os profissionais a encontrarem o caminho do sucesso.

Como é o trabalho do encanador?

  • paros em canalizações, reservatórios e chaves de boia;
  • Reparos em vazamentos de aparelhos sanitários;
  • Confeccionar e assentar calhas, assentar manilhas, fazer ligação de bombas, reservatórios de água, rede de água, esgoto, gás, etc;
  • Construir indicadores para controle de volume de água nas caixas de abastecimento;
  • Limpar e desentupir calhas, fossas, condutores de águas pluviais, caixas de gordura, canos, ralos e instalações sanitárias em geral.
  • Realizar testes operacionais de pressão e fluídos e de estanqueidade.

Ele realiza testes operacionais de pressão de fluídos e de estanqueidade. O encanador também realiza manutenção de equipamentos e acessórios de todas as instalações hidráulicas em uma construção ou projeto. É especialista em instalação de canos para ligação de água e esgoto, instalações em banheiros e cozinhas, redes internas de esgoto, chuveiro, pias, tanques, torneiras, duchas, bidês, entre outros.

O que é preciso para ser um encanador?

Para se tornar um profissional competente, um encanador deve saber trabalhar com diversas etapas de uma obra que envolva serviços de canos e tubulações. Ele deve compreender o sistema hidráulico de uma rede e como ele funciona em diferentes segmentos de uma construção (por exemplo, banheiros, cozinhas, etc.).

Ser um encanador exige conhecimento do código de conduta de prédios, capacidade de ler plantas, conhecimento em materiais de construção e tipos de canos, além de conhecimento de técnicas de conservação de água.

Ref: https://www.guiatrabalho.com.br/profissao-de-encanador.html